“UM LUGAR DE ADORAÇÃO A DEUS NO DESERTO”
ADMEP
– ASSEMBLEIA DE DEUS MINISTÉRIO ESTUDANDO A PALAVRA
EBD - Escola Bíblica Dominical
Departamento de Educação Cristã
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Tema
“UM LUGAR DE ADORAÇÃO A DEUS NO DESERTO”
02 de Março de
2014
TEXTO
ÁUREO
“E me farão um santuário, e habitarei no meio
deles”.
(Êxodo
255. 8)
VERDADE
PRÁTICA
Deus deseja habitar entre nós, para que Ele seja o
nosso Deus e para que nós sejamos o seu povo.
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE:
Êxodo
25. 1 - 9
Objetivos
§ Compreender – as instruções para a construção do Tabernáculo.
§ Elencar – os utensílios presentes no pátio do Tabernáculo.
§ Compreender – que o Tabernáculo representava o lugar de habitação de Deus em pleno
deserto.
Introdução: - Deus queria habitar no
meio de Israel. Por isso, ordenou a Moisés que, juntamente com todo o povo, construísse um lugar separado para adoração.
Trata-se do “Tabernáculo
do Senhor”, um santuário móvel
que acompanhou os hebreus durante sua longa peregrinação pelo deserto. Na lição
de hoje, estudaremos como ocorreu a construção desse lugar santo de adoração ao
Senhor.
I.
AS INSTRUÇÕES
PARA A CONSTRUÇÃO DO
TABERNÁCULO
1) O Propósito Divino. – O propósito
ou objetivo divino era aumentar e fortalecer os laços de comunhão com seu povo
Israel, que Ele libertara do poder de Faraó no Egito. (Jo 14. 21, 23).
§ O Tabernáculo: – era o Santuário
portátil onde os hebreus
guardavam e transportavam a arca da aliança e demais utensílios
sagrados. (Êxodo 25. 9):
§
Tabernáculo, falando englobadamente, é explicado no
N.T, como típico de três maneiras:
1) - da Igreja como uma habitação de Deus através do Espírito
(Êx 25. 8; Ef 2. 19 – 22); 2) – do
Crente (II Co 6. 16); e 3) - como uma figura das coisas Celestes (Hb 9. 23 – 24).
§
Êx 25. 9: - Esse
termo significa “habitação”
designando um palácio ou templo. Esse tabernáculo prefigurava
a habitação de Deus com os homens na pessoa de Jesus Cristo (Jo 1. 14).
2) As Ofertas. – “Ouro,
e prata, e bronze” – Quanto
mais próximo estivesse a presença de Deus, mais finos eram os materiais requeridos. Metais e fios coloridos são alistados segundo
uma ordem decrescente de valores.
(Êxodo 25. 1 – 8; 35. 35. 4 –
5; 21 – 29; 36. 5 – 7). O Tabernáculo seria construído pelo povo de Deus,
com recursos que receberam pela providência divina ao saírem do Egito (Êx 3.
21, 22; 12. 35, 36).
Para a construção do Tabernáculo os israelitas ofertaram voluntariamente e com alegria. O Senhor não
não se agrada de quem entrega a sua oferta e dízimo contrariado ou por
obrigação (Ml 3. 10). De nada adianta
contribuiir com relutância e amargura.
3) Tudo Segundo a Ordenança Divina (Êxodo 25. 8, 9, 40). - O
tabernáculo NÃO foi uma invenção humana. Em Êxodo 25, o próprio Deus
instrui a Moisés quanto à planta e os objetos do templo móvel. Todo o
Tabernáculo apontava para o sacrifício de Cristo na cruz do Calvário. (Hb. 9. 8
– 11). Deus exigiu que o tabernáculo fosse construído exatamente de
acordo com os padrões divinos. Se essa verdade se aplica à construção física,
(tabernáculo) muito mais importante é
edificar congregações (pessoas)
em nome de Cristo de acordo com o modelo divino do NT!
SINOPSE DO TÓPICO (1)
As instruções
para a construção do Tabernáculo foram rigorosamente acatadas por Moisés segundo a ordenança divina. (Êxodo 25.
9).
II.
O PÁTIO
DO TABERNÁCULO:
O Átrio era um espaço retangular
ao redor do Tabernáculo, mais ou menos de 50 metros por 25 m. Era fechado por cortinas feitas de linho
retorcido, suspensas sobre 60 colunas,
20 em cada lado e 10 nas extremidades. As 4 colunas ao
lado oriental formavam a entrada. Estas quatro
colunas falam da Universalidade
(quatro direções) do Evangelho e a entrada plena para o povo de Deus.
A.
O Pátio. – (Êx 27. 9).
1)
A Entrada do Átrio: Os israelitas precisavam aprender
a forma correta de se chegar à presença de Deus e adorá-lo. Para entrar no átrio,
o indivíduo deveria se dirigir à única porta (assim como Cristo é o único caminho para o Pai; Jo 14. 6; At 4.
12).
2) Havia
Somente uma Entrada.
– “Não há salvação em nenhum outro;
porque abaixo do céu não há outro nome dado entre os homens, em que devamos ser
salvos”. Atos 4. 12.
3) A
Largura – Vinte cúbitos (mais ou menos 10 metros) Suficiente para todos. Representa Cristo, a Porta. João 10. 7 – 9. [Os quatro Evangelhos assim apresentam
Jesus.]
4) As
Cortinas - Feitas de linho fino, retorcido, de
estofo azul, púrpura e escarlata. Tipos da justiça, pureza e natureza celestial de Jesus
Cristo.
B.
O altar dos holocaustos. – [Êxodo 27. 1 – 8; 38. 1 – 7; 39. 33, 39, 43; 40. 6, 10, 29;
30.28.] “Altar de madeira de cetim”. - Significa um “lugar elevado”. – O Altar do holocausto
(aproximadamente 2,20 m de comprimento x 2,20 m de largura x 1, 30 m de altura).
§ O primeiro objeto que
se encontrava dentro do átrio era o altar do holocausto, peça destinada aos
sacrifícios, cujo simbolismo está relacionado à cruz de Cristo no Calvário
(Hb 9. 14, 22). Esse é o lugar onde o pecador deve iniciar a caminhada em direção
a Deus. (2 Co 5. 21).
Sem trazer um sacrifício pelo pecado para oferecer sobre este altar não se alcançava nenhuma
aceitação com Deus.
Junto a esse altar o transgressor da lei encontrava-se
com o sacerdote para oferecer sacrifícios a Deus a fim de expiar seus
pecados e obter o perdão. (Ef 5. 2; Gl 2.20). Sem um sacrifício expiador do pecado não há perdão de Deus (Lv 6.
7; 2 Co 5. 21; Hb 7. 25; 10. 12).
C.
A Pia de bronze ou bacia para lavar.
(Êxodo 30. 17 – 21) – Era o
lugar de purificação, onde os sacerdotes se lavam antes de entrarem no
Tabernáculo próprio. Êx 30. 17 – 21.
A bacia era de uso exclusivo dos sacerdotes, um simbolismo
que trata da necessidade de purificação
para servir a Deus (Is 52. 11). Os sacerdotes se lavavam por inteiro uma única
vez antes de ministrarem (Lv 8. 6). Depois
disso, precisavam lavar constantemente as mãos e os pés. Ou seja, um único
banho e depois muitas purificações. Hoje, todos os cristãos
são sacerdotes (I Pe 2. 5, 9). Recebemos
um único banho de regeneração (Jo 3. 5;
13. 10; Tt 3 .5). Porém, precisamos lavar constantemente as mãos (para
servir) e os pés (para viver piedosamente; Jo 13. 10). Esse ato de lavar é
realizado com a água da Palavra de Deus (Sl 119. 9 – 11; Jo 15. 3; Ef 5. 26). É
o único utensílio sem medida na ordem do Tabernáculo. (Ef 5;
26, 27; Hb 10.22). [Veja a lição].
SINOPSE DO TÓPICO (2)
No
pátio do Tabernáculo localizava-se o altar
dos holocaustos e a pia de
bronze.
III.
O LUGAR DA HABITAÇÃO DE
DEUS
1)
O Castiçal de Ouro (Êxodo
25. 31 – 40). – O Candelabro, um tipo de Cristo, nossa Luz (Jo 1. 4, 9; 8.12;
9.5), brilhando na plenitude do poder do Espírito de sete aspectos (Is 11. 2;
Hb 1. 9; Ap 1. 4). A luz natural estava excluída do Tabernáculo. (Comp.
I Co 2. 14, 15).
A finalidade do candeeiro era fornecer luz, que revela, purifica, sara
e serve para crescimento. – O candelabro
ou castiçal, que
ficava defronte da mesa no Santo Lugar,
foi feito de um talento (cerca de 34 kg) de ouro batido de forma a sugerir uma
amendoeira que crescia. Talvez símbolo da nova
vida, a amendoeira florescia no fim de janeiro, antes de outras árvores.
A lição
espiritual é: que onde existe a
habitação de Deus, tudo é luz, tudo é revelado... existe cura; e há crescimento!!!!!!!
A.
O Azeite do Candeeiro.
- Êxodo 27. 20
João 4. 34. A Igreja, como luz do
mundo, também precisa deste Azeite especial. – As lâmpadas queimavam desde o entardecer até a manhã seguinte (Ê
27. 21; I Sm 3.3).
Aqui vemos Jesus A
LUZ DO MUNDO, nosso instrutor e guia. “Eu
sou a luz do mundo, quem me segue, de modo nenhum andará nas trevas”. (Jo
8. 12).
A. Tipo da
Igreja: - “Vós sois a luz do mundo”. Mt 5. 14; Lc
12. 35; Fp 2. 15. Os sete candeeiros de Ap 1. 12, 13, 20; 2. 5.
Na parábola da moeda perdida (Lc 15) vemos a mulher acender
a luz e varrer a sua casa. Ela representa a Igreja buscando a alma perdida à
luz da Palavra. (Tem mais tipos).
2)
Os Pães da Proposição e o Altar do Incenso - (Êx 25. 30).
Os pães eram pães asmos, tipos da sinceridade e verdade. [I
Co 5. 6-8]. A entrada para a mesa era só pelo caminho do altar.
1. Êxodo 25. 30: - “Pães
da Proposição”. Lit. “pães da presença”. Esses pães só
podiam ser comidos pelos sacerdotes (Lv 24. 8 – 9). A colocação cuidadosa dos doze pães
(provavelmente simbolizando as doze tribos de Israel) perante o Senhor, e a
ingestão dos pães pelos representantes (os sacerdotes) lembrava o povo de
Israel de sua constante dependência da presença vivificante de Deus. A proposição, um tipo de Cristo, o Pão de
Deus, nutrição para a vida do cristão como sacerdote-crente (I Pe 2. 9; Ap 1.
6).
2.
Altar do incenso - O
altar de Incenso era lugar de adoração, de culto e louvor.
Sacrifícios não eram oferecidos neste lugar. Esse altar era fabricado em
madeira de acácia e revestido de ouro, representando a humanidade e divindade
de Cristo, respectivamente. Também representa ao Cristo glorificado intercedendo
por seu povo (Hb 7. 24 – 26; Ap 8. 3-4). O incenso simboliza a fragrância da
pessoa e da obra de Jesus. O fogo que provinha do altar do holocausto liberava
o aroma de Cristo, que ofereceu a si mesmo sem mácula a Deus.
3. O incenso era fabricado com estoraque, ônica
e gálbano, combinação que resultava numa fragrância suave em memória do sacrifício
de Jesus (Ef 5 .2)
4. Tipo de Cristo em cujo Nome as nossas
orações sobem a Deus. Cf: Lucas 1. 9, 10; Zacarias.
3)
O Santo dos Santos e a Arca da Aliança (Êxodo 25. 10 -22).
1. O Santo
dos Santos – o véu
que protegia a entrada do Santo dos Santos representava a carne de Cristo (Hb
10. 19 – 22), rasgada em sua morte no Calvário (Lc 23. 45). Somente os
sacerdotes podiam entrar no Santo lugar e somente o Sumo sacerdote podia entrar
no Santo dos Santos (e apenas um dia por ano). Hoje, porém, os crentes têm
acesso irrestrito à presença de Deus (Hb 10. 19 – 22).
2. A Arca
(aproximadamente 1,10 m de comprimento x 65 cm de largura x 65 cm altura. A Arca da aliança era a única
peça deste compartimento sagrado. Era uma caixa de madeira forrada de ouro. Durante
a peregrinação pelo deserto os sacerdotes carregavam-na sobre os ombros. A arca simbolizava a presença de Deus no meio
do seu povo.
3. Em Hebreus 10. 19, 20, vemos a gloriosa
revelação profética entre o Santo dos Santo, o Senhor Jesus e o povo salvo da
atualidade. O termo “santuário”, no versículo 19, é lit., no original, “santo
dos santos”.
SINOPSE DO TÓPICO (3)
No interior do Tabernáculo ficava o castiçal de ouro, os pães da proposição, o altar do incenso, o Santo dos Santos e a arca da
Aliança.
CONCLUSÃO: - Os
israelitas, mediante o Tabernáculo, podiam aprender corretamente como
achegar-se a Deus, adorá-lo, servi-lo e viver para Ele em santidade. Assim deve
fazer a igreja, conforme Hebreus 10. 21 – 23. O Senhor é Santo e sem santidade
nosso louvor e adoração não poderão agradá-lo.
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Pra. Maria Valda - ADMEP |
Lição
Elaborada pela Professora,
Pra. MARIA VALDA
E-mail:pastora.mariavaldap@mail.com
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