O EXEMPLO PESSOAL NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS
Professora, Josina Paulino
Lição nº 6
O EXEMPLO PESSOAL NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS
Texto Áureo:
“O justo anda na sua sinceridade;
bem-aventurados serão os
seus filhos depois dele”.
Pv 20.7
Verdade Prática:
A melhor forma de se educar um filho é através do exemplo, pois as
palavras passam, mas o exemplo permanece.
Leitura Bíblica em Classe: Provérbios 4.1-9
INTRODUÇÃO:
- Qual a função dos pais? Em todo o tempo é amar,
educar e proteger mas isto só é possível se estivermos em Cristo pois este
propósito vem de Deus e quem o opera em nós é o Espírito Santo.

I.
POR QUE TER FILHOS? – Gn 1.28
a)
Porque é o que Deus espera de nós;
b)
Porque foi uma ordem dada no Éden;
c)
É a maneira de se povoar a Terra;
d)
É a maneira de povoar o Reino de Deus
– Gn 18.19; 1Tm 2.15
Este objetivo
por causa do pecado e da influência de Satanás encontra-se deturpado,
desvalorizado e desobedecido pelos homens.
Hoje
os filhos:
a)
Representam um fardo, um peso
mediante a separação dos pais;
b)
Representam algo que se dá para
alguém como um presente;
c)
Representa uma moeda de troca para
obtenção de benefícios;
d)
Apenas mais uma pessoa no mundo.
Porém diante de Deus, filhos são:
a) O fruto da semente do homem e da
mulher. Gn 1.28; e antes de nascerem já têm a serpente como inimiga. Gn 3.15;
b)
Herança do Senhor – Sl 127.3
c)
Poder de defesa para os pais na
adversidade – Sl 127. 3 - 4
II.
A IMPORTÂNCIA DOS LIMITES
Deus deu ao homem poder e autoridade para dominar sobre a natureza
e a criação e, isto inclui nossos filhos.
Sl 8.6. Porém como fazer?
a) Satisfazendo necessidades e não
desejos. Desejos ou vontades são passageiros e embora sejam agradáveis não são
prioridades. Necessidades como o nome mesmo já diz, preenchem o nosso ser e são
imprescindíveis para a nossa sobrevivência e crescimento em todas as áreas da
nossa vida. Esta não é uma tarefa fácil, ao contrário é árdua e difícil e só
poderá ser realizada a contento através de Deus em nós, pois requer como base a
Palavra de Deus com seus sábios conselhos e a prática de um amor incondicional.
Pv 4. 1-2; Pv 13.24; 1 Co 13
b) Sendo presente na vida dos filhos em
todo o tempo, principalmente com amor e compreensão (outra tarefa árdua), pois
implica em conhecer a si mesmo e seus próprios limites, identificar os limites
dos filhos, ajudá-los a se desenvolverem sem sufocá-los ou levá-los à ira.
III.
ENSINANDO
ATRAVÉS DO EXEMPLO E DOS VALORES – Pv 4. 4-7; Dt 11. 18-21
a)
Estamos em tempos difíceis e
trabalhosos. Sl 11.3, mas o nosso exemplo, em Cristo, oferece resistência. 1 Ts
2.7
b)
Moldando o caráter e cuidando da
personalidade dos nossos filhos. Temos exemplo para isto? Podemos dizer “olhe
para mim?” ou “sede meus imitadores como sou de Cristo?” Pv 22.6
IV.
O QUE É EDUCAÇÃO INTEGRAL? – Êx 9.
8-9; Pv 4. 7-9
O ser humano
tem necessidades básicas em cinco áreas da sua vida, as quais devem ser
atentamente observadas e cuidadas. São: área física, área mental (ou psíquica),
área emocional (ou psicológica), área social e área espiritual. Os pais devem
se preocupar em observar estes aspectos nos filhos e ao menor sinal de alarme
procurar ajuda para evitar danos irreversíveis. Lembre-se: PREVENIR É O MELHOR
REMÉDIO. A integralidade e harmonia destas áreas na vida humana resultam em
vida e vida em abundância.
CONCLUSÃO: Há muitos livros do tipo “como criar filhos”
mas, se quisermos nos tornar pais que se relacionam bem com os filhos, da
maneira correta, exercendo autoridade sem tirania e disciplinando de maneira
eficiente, então precisamos de sabedoria, inspiração e amor sobrenaturais. O
nosso relacionamento com Deus determinará a qualidade do nosso relacionamento
com nossos filhos. Ed. Young
Josina Paulino Gonçalves de Araújo
Professora da EBD e do IBD em Cordovil
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