A CRUZ É ALGO RADICAL - A. W. TOZER
A CRUZ É ALGO RADICAL - A. W. TOZER
A cruz de
Cristo é a coisa mais revolucionária que já apareceu
Entre os homens. A. W. Tozer
A cruz dos velhos tempos Romanos não conhecia acordo; ela nunca fez concessões.
Ela venceu todas as suas disputas matando o seu oponente e silenciando- o de uma vez para sempre. Ela não poupou Cristo, mas o matou assim como os outros. Ele estava vivo quando O penduraram naquela cruz e completamente morto quando O tiraram dela seis horas mais tarde.
Isso era a cruz, a primeira vez que apareceu na história Cristã. Depois que Cristo foi levantado da morte os apóstolos saíram para pregar Sua mensagem, e aquilo que pregavam era a cruz.
Onde quer que eles fossem pelo mundo afora carregavam a cruz e o mesmo poder revolucionário ia com eles.
A mensagem radical da cruz transformou Saulo de Tarso e o mudou de um perseguidor de Cristãos para um crente gentil e um apóstolo da fé.
O poder da cruz transformou homens maus em bons. Ela livrou a longa escravidão do paganismo e alterou completamente toda a perspectiva moral e mental do mundo Ocidental.
Tudo isto ela fez e continua a fazer enquanto for permitido permanecer sendo o que era originalmente, uma cruz. Seu poder se foi quando foi mudada de algo de morte para algo de belo.
Quando os homens fizeram dela um símbolo, pendurando- a aos seus pescoços como um ornamento ou fizeram seu esboço diante das suas faces como um sinal mágico para repelir o maligno, então ela se tornou na melhor das hipóteses um fraco emblema, e na pior das hipóteses um fetiche positivo. Como tal ela é venerada hoje em dia por milhões que não sabem absolutamente nada sobre o seu poder.
A cruz alcança seu fim pela destruição de um padrão estabelecido, a vítima, e cria um outro padrão, seu próprio. Assim, ela tem sempre seu estilo.
Ela vence através da derrota do seu oponente e imposição da sua vontade sobre ele.
Ela sempre domina. Ela nunca se compromete, nunca negocia nem concede, nunca renuncia um ponto por motivo de paz. Ela não se importa com a paz; ela se importa somente em acabar com sua oposição o mais rápido possível.
Com perfeito conhecimento de tudo isto Cristo disse, “Se alguém quer vir após mim, negue- se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga- me” (Mt 16:24).
Assim a cruz não somente provoca um fim à vida de Cristo, ela também dá fim à primeira vida, a velha vida, de cada um dos Seus verdadeiros seguidores. Ela destrói o velho padrão, o padrão de Adão, na vida do crente e o conduz a um fim. Então o Deus que ressuscitou Cristo da morte ressuscita o crente e se inicia uma nova vida. Isto, e nada menos, é Cristianismo verdadeiro, entretanto não podemos deixar de reconhecer a divergência crucial deste conceito daquele defendido pelos membros evangélico de hoje.
Porém não ousamos qualificar a nossa posição. A cruz permanece bem acima das opiniões dos homens e para aquela cruz todas as opiniões devem finalmente ir para julgamento.
Uma liderança superficial e mundana modificaria a cruz para agradar os entretenimentos loucos dos religiosos que terão a sua diversão mesmo dentro do santuário; mas agir assim é procurar desastre espiritual e se expor ao perigo da ira do Cordeiro transformado em Leão.
Devemos fazer algo com relação à cruz, e somente uma de duas coisas podemos fazer: fugir dela ou morrer nela.
Se formos tão imprudentes para fugir devemos por este ato pôr de lado a fé de nossos pais e fazer do Cristianismo alguma outra coisa exceto o que ele é.
Então teremos deixado somente a vazia linguagem da salvação; o poder se apartará com nosso apartamento da verdadeira cruz.
Se formos sábios faremos o que Jesus fez; enfrentaremos a cruz e desprezaremos a vergonha pela alegria que está colocada diante de nós. Fazer isto é entregar todos os padrões das nossas vidas para serem destruídos e reconstruídos no poder de uma vida eterna. Descobriremos que isto é mais do que poesia, mais do que doce melodia e sentimento nobre. A cruz cortará em nossa vida onde ela fere mais, sem poupar nem a nós nem nossas reputações cuidadosamente cultivadas. Ela vai nos derrotar e levar nossas vidas egoístas a um fim. Somente então poderemos nos levantar em plenitude de vida para estabelecer um padrão de vida completamente novo, livre e repleto de boas obras.
A mudança de atitude em relação a cruz que vemos na ortodoxia moderna não prova que Deus tenha mudado, nem que Cristo tenha facilitado na Sua exigência de que carreguemos a cruz; antes significa que a Cristandade atual se afastou dos padrões do Novo Testamento.
Até agora temos mudado tanto que isto pode necessitar nada menos do que uma nova reforma para restaurar a cruz para o seu lugar correto na teologia e vida da Igreja.
A.W.Tozer –
Breve Consideração Bibliográfica
Aiden Wilson Tozer nasceu em 21 de abril de
1897 em La Jose na Pensilvania, EUA, e foi para o Senhor em 12 de maio de 1963
aos 66 anos de idade. Foi um pastor na Aliança Cristã e Missionária de 1919 a
1963 e editor da publicação Alliance weekly (Aliança semanal) agora conhecido
como Alliance life (Vida de Aliança) de 1950 a 1963. Durante sua vida, Tozer
escreveu muitos livros e artigos, esses publicados enquanto esteve vivo. Não
freqüentou seminário, mas adquiriu grande conhecimento bíblico. Suas pregações
causavam forte impacto nas pessoas. Os mais de 40 livros escritos lhe renderam
dois doutorados honorários.
Os livros de A. W. Tozer não são apenas livros, mas ensinamentos práticos e sérios para quem quer viver uma vida cristã séria e parecida com Jesus. As mensagens de Tozer não falam sobre como conseguir bênçãos e prosperidade, mas sobre viver impactado pela Bíblia e a vida de Cristo.
Tozer ganhou uma reputação lendária como uma voz profética e ele continua sendo
um autor best-seller quase 50 anos depois de sua morte. Suas palavras desafiam
os leitores a um relacionamento profundo e de adoração a Deus em reverência e
adoração. Poucos autores tem demonstrado um impacto tão profundo como Tozer e
seus livros.
Algumas frases célebres de Tozer:
“O
cristianismo de hoje não transforma as pessoas. Pelo contrário, está sendo
transformado por elas. Não está elevando o nível moral da sociedade; está descendo
ao nível da própria sociedade, congratulando-se com o fato de que conseguiu uma
vitória, porque a sociedade está sorrindo enquanto o cristianismo aceita a sua
própria rendição!”.
“Existe uma
maldição antiga que permanece conosco até hoje – a disposição da sociedade
humana de ser completamente absorvida por um mundo sem Deus.”
“Se o barro
não se entregar totalmente, o oleiro nada pode fazer”.
“Para orar
com eficiência, precisamos querer o que Deus quer – isso e somente isso é orar
conforme a vontade de Deus”.
“É muito
improvável que Deus use uma pessoa que nunca sofreu profundamente uma dor”.
“A oração em
seu momento mais santo é o entrar na presença de Deus, num momento de bendita
união, de uma forma que faz com que os milagres pareçam enfadonhos e as
respostas extraordinárias às orações algo muito menos admirável por
comparação”.
“Por sermos
espiritualmente preguiçosos, tendemos a gravitar na direção mais fácil a fim de
esclarecer nossas questões religiosas, tanto para nós mesmos como para outros;
assim sendo, a fórmula “Aceite Cristo” tornou-se uma panacéia de aplicação
universal, e acredito que tem sido fatal para muitos”.
“O que vem à
nossa mente quando pensamos em Deus é o que existe de mais importante a nosso
respeito”.
“Há no
cosmos, vivo e que respira, algo misterioso, maravilhoso e tremendo, acima da
compreensão de todas as mentes. O crente não alega entender tudo. Ele cai de
joelhos e sussurra: Deus!”
“Enquanto a
liderança espiritual não voltar a ser ocupada por homens que preferem a
obscuridade, continuaremos a presenciar uma constante deterioração da qualidade
do cristianismo popular, e possivelmente chegaremos ao ponto em que o Espírito
Santo, entristecido, se retirará, como a glória de Deus se apartou do templo”.
“Adoração é a
joia perdida da Igreja Evangélica”.
“Deus prefere
adoradores a trabalhadores; de fato, os únicos trabalhadores aceitáveis são
aqueles que aprenderam a arte da Adoração”.
“A vida em
que o Espírito habita não é uma edição de luxo do cristianismo que deve ser
desfrutada por determinados cristãos extraordinários e privilegiados que, por
acaso, são melhores e mais sensíveis do que o restante. Ao contrário, é o
estado normal para todo o homem e mulher remido em todo o mundo”.
“Deus não se
curvou à nossa pressa nervosa, nem adotou os métodos de nossa era imediatista.
O homem que deseja conhecer a Deus precisa dedicar-lhe tempo. Muito tempo”.
“Encontrar-se
com o Senhor, e mesmo assim continuar a buscá-lo, é o paradoxo da alma que ama
a Deus”.
“Estar
crucificado implica em três coisas: Primeiro, o crucificado tem os olhos sempre
voltados para uma só direção; segundo, ele não pode voltar atrás; terceiro, ele
não tem mais planos próprios”.
“Nunca ouça
um homem que não ouve a Deus”.
“O homem que
está crucificado tem os olhos voltados para uma só direção… Ele não pode olhar
para trás. O homem crucificado está olhando apenas uma direção, que é a direção
de Deus, de Cristo e do Espírito Santo …. O homem na cruz não tem mais planos
para si … Mas alguém fez planos para eles, e quando eles o pregaram naquela
cruz, todos os seus planos desapareceram. Quando você se dispõe a morrer na
cruz, você diz adeus – você não vai voltar!”
“O primeiro
sinal da decadência de uma igreja é o abandono do alto conceito de Deus”
“Por causa do
que tenho pregado não sou bem recebido em quase nenhuma igreja na América do
Norte”.
“Se as
insondáveis riquezas de Cristo não merecem que por elas soframos, é bom saber
disso agora e parar de brincar de religião”.
“Se enxergo
corretamente, a cruz do evangelicalismo popular não é a mesma cruz que a do
Novo Testamento”.
“Um cristão
verdadeiro é uma pessoa estranha em todos os sentidos. Ele sente um amor
supremo por alguém que ele nunca viu; conversa familiarmente todos os dias com
alguém que não pode ver; espera ir para o céu pelos méritos de outro;
esvazia-se para que possa estar cheio; admite estar errado para que possa ser
declarado certo; desce para que possa ir para o alto; é mais forte quando ele é
mais fraco; é mais rico quando é mais pobre; mais feliz quando se sente o pior.
Ele morre para que possa viver; renuncia para que possa ter; doa para que possa
manter; vê o invisível, ouve o inaudível e conhece o que excede todo o
entendimento”.
“Um
cristianismo sem poder não faz nenhuma diferença fundamental na vida de um
homem. A água pode mudar de líquido para vapor, de vapor para neve e de novo
para líquido, e continua fundamentalmente sendo a mesma coisa. Assim, o
cristianismo sem poder faz no homem diversas mudanças superficiais, porém,
deixando-o exatamente igual ao que era antes”.
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