ESCOLA DOMINICAL - 

Esboço e Subsídio da Lição 13 - 

Revista da CPAD.





Tema: “A MORTE DE ELISEU”
  
Texto Áureo: 2 Rs 13.21
  
INTRODUÇÃO

Amado(a) professor(a) esta é última aula desse trimestre, sugiro que você prepare uma pequena prova, ou uma pequena gincana de perguntas, para encerrar com chave de ouro esse trimestre. Converse com o seu superintendente, compre algum brinde e presenteie o melhor aluno. Assim você agregará valores à EBD.
   
“Sujeito a Limitações Comuns”, aprende-se aqui que nem sempre o Senhor vai curar todas as doenças, ensine que não existe esse negócio de determinar pra Deus como se Deus fosse nosso servo. Se o Senhor não quiser, tal enfermidade não será curada e ponto final.
__________________________________________
1. A DOENÇA TERMINAL DE ELISEU

1. A Velhice de Eliseu.

“Idealizamos”, muitos homens de Deus são idealizados da maneira como as pessoas querem que eles sejam e atualmente alguns tem sido até idolatrados e essa idolatria parte também do povo. Muitos idolatram pastores, pregadores e cantores.

A Bíblia sempre relata o lado humano dos grandes homens de Deus, para que fique bem claro de quem é o poder pelo qual eles foram usados.

2. O Sofrimento de Eliseu.

 “Com o Mesmo Vigor Espiritual”, elogie esse vigor de Eliseu e compare a situação daqueles crentes que não podem sofrer nada que pensam logo em largar tudo e abandonar a obra de Deus.

Comente que, ainda que a pessoa esteja velho e até mesmo doente, pode ser usado pelo Senhor, pois Ele trabalha de forma diferente de sorte que muitas vezes não entendemos.

II.  A PROFECIA FINAL DE ELISEU

                1. A ação de Deus na Profecia.

             “Jargão”, é uma frase de efeito que de tanto ser usada fica como frase característica uma instituição ou de uma cultura.

“Eu Profetizo Sobre”, essa frase no imperativo não existe em lugar nenhum da Bíblia, pois ela passa uma vontade da pessoa que a pronuncia.

“Afetação Humana”, demonstração de afeto expressando um desejo da pessoa em que o outro seja abençoado.

 “Vontade Soberana”, vontade que não depende do querer de mais ninguém, que não precisa dar satisfação e nem pedir autorização, essa é a vontade daquele que tem todo poder.

  2. A Participação Humana na Profecia.

“faltou fé”, essa é a participação nossa na profecia de Deus para a nossa vida.

“Tratar-se de uma Mera Cerimônia”, talvez Jeoás pensasse que Eliseu já tivesse delirando ou ficando caduco. Às vezes achamos que Deus deve fazer as coisas do nosso jeito.

 “Uma Fé Tímida”, pode se ter como exemplo aquela fé que investe pouco, que se dedica pouco, que fica com o pé atrás. Convide os alunos a se empenharem na fé: se Deus prometeu uma porta de emprego, vai se preparando para trabalhar. Se Deus prometeu um ministério, vai planejando a organização dele. Se Deus prometeu um casamento, vai arrumando um trabalho e uma casa para receber a benção.
 _________________________________________

III.  O ÚLTIMO MILAGRE DE ELISEU

    1. A Eternidade e Fidelidade de Deus.

     “Postumamente”, após a sua morte.

   “Quando Morre um Homem de Deus”, existe um outro jargão que afirma: “Quem tem promessa não morre.”, na verdade isso é uma invenção dos triunfalistas, pois na realidade muitos homens piedosos como Eliseu tem morrido e outros estão morrendo desviados no tráfico de drogas, ou nos vícios. Quem está de pé deve se cuidar para não cair.

Devido a importância que Eliseu tinha e da boa condição financeira de sua família, a sua sepultura deveria ser semelhante aquela de Jesus, cavada em rocha com uma pedra na entrada, de maneira que era só rolar a pedra e depositar o corpo. Porém já tinha um corpo lá, o de Eliseu.

2. A Honra de Eliseu.

“Deixa em Relevo”, para ser percebido indiretamente.

“Continua a ser Lembrado”, embora esse milagre tenha sido no corpo físico, podemos entendê-lo espiritualmente. Mostra aqui que após a morte o Senhor zela por nós, Jesus falou para o ladrão na cruz: “Hoje estará comigo no paraíso.” Lc 23.43 Para o Senhor a nossa história continua no céu, e não como alguns pensam, em sono profundo ou sono da alma.
-
O problema das pessoas é achar que a vida se resume a esse tempo presente somente.

IV.  O LEGADO DE ELISEU

    1. Legado Sócio-Cultural.

    “Um de Seus Maiores Legados”, notamos anteriormente que a escola de profetas cresceu sob a supervisão de Eliseu.

“E disseram os filhos dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos diante da tua face, nos é estreito.” 2 Reis 6:1

“Possuía Influencia”, o legado de Eliseu é que após a sua morte os profetas passaram a ser mais respeitados e também a exercerem essa influencia. É provável que a partir daí surgem os profetas literários devido a estrutura que ganhou aquela escola de profetas.  

2. Legado Espiritual.

Acredito que o grande legado espiritual de Eliseu para todas as épocas foi o seu pedido ousado, de uma poção dobrada do Espírito sobre a vida de Elias. Isso nos mostra que não é errado querermos ser tão grandes espiritualmente como outros que o Senhor usa. É extremamente bom para o Reino de Deus, que os crentes se esforcem para pregar melhor, para curar mais, para manifestar mais dons espirituais, mais unção.


Enquanto muitos ficam cobrando uma extrema humildade, não surgem jovens como Paulo, como Pedro, como Filipe, João Weslley, Moody e muitos outros.
________________________________________

CONCLUSÃO

“Nunca Deixou de Ser Servo”, Eliseu teve grandes oportunidades de ficar bem financeiramente, porém nunca quis privilégios no mundo, é triste ver pessoas como Geazi que se perdem diante de uma oportunidade que Deus não deu.


“Devemos imitá-lo”, apesar de todos serem pecadores, existem pessoas que podem ser imitadas, Eliseu foi uma dessas pessoas. Seja você também uma dessas pessoas meu caro(a) professor(a).

Faça o encerramento do trimestre agradecendo a todos e apresentando a próxima revista.

Convide os alunos a estarem no próximo trimestre na EBD.

Marcos André – Superintendente e professor

Boa Aula!

CRÉDITOS>http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LANÇA O TEU PÃO SOBRE AS ÁGUAS

"OS 5 TIPOS DE FILHOS QUE POSSUEM NA BÍBLIA"

AS DEZ BEM-AVENTURANÇAS DO ALUNO DA ESCOLA DOMINICAL