METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM


METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Postado por Escriba Digital 




INTRODUÇÃO:

O presente texto trará uma abordagem teórico-prática dos métodos de aprendizagem na prática docente, e tem por finalidade propiciar aos professores das Escolas Bíblicas Dominicais, uma reflexão de suas referidas práticas pedagógicas, bem como, trazer sugestões que poderão ser aplicadas em suas ações docentes em sala de aula. É dever de o professor conhecer a fundo não só a matéria que vai ensinar, mas também como ensiná-la; é aqui que os métodos prestam o seu serviço.


1. CONCEITO DE MÉTODO E METODOLOGIA        

1.1.        Método

Deriva-se de duas palavras gregas metas, “fim”, e hodos, “caminho”, trata-se, portanto do caminho determinado para se alcançar um fim. Poderíamos ainda definir como a maneira de se realizar uma tarefa. Essa tarefa pode ser ministrar uma aula de Escola Dominical.

1.2. Metodologia

É a ciência que estuda os métodos, ou seja, é o estudo detalhado dos métodos. Ela está dividida em Metodologia Geral e Metodologia Especial.

1.2.1. Metodologia Geral - É aquela que trata dos princípios do método, aplicáveis a qualquer conhecimento humano. Ela pode ser classificada em Dedutiva e Indutiva.

Dedutiva - É aquela que parte do geral para o particular.

Indutiva - É aquela que parte do particular para o geral.

1.2.2. Metodologia Especial - É aquela que trata dos problemas metodológicos de algum campo do conhecimento em particular. Ela apresenta dois tipos de métodos: os dogmáticos e os heurísticos.

Métodos dogmáticos - São os que consistem na exposição do professor, enquanto o aluno ouve, silenciosamente.

Métodos heurísticos - São aqueles em que o aluno participa da aula, trabalha, faz pesquisas.

2. ELEMENTOS PRESENTES EM TODA CLASSE DE ESCOLA DOMINICAL

2.1.        O Espírito Santo.

A presença e a influência do Espírito Santo é algo necessário em todo processo pedagógico, negligenciar o ministério do Espírito Santo no ensino é desprezar um dos aspectos mais importantes da educação cristã. Quantos professores negligenciam a obra do Espírito Santo, confiando apenas em seus métodos. Para ensinarmos em uma escola secular precisamos apenas de uma boa pedagogia, mas na Escola Bíblica Dominical precisamos também da capacitação divina (2 Co 3.5), pois estamos tratando de necessidades intelectuais e espirituais que só o Espírito Santo conhece.

É necessário, porém destacarmos que ensinar é um processo divino-humano, assim é importante também que o professor faça a sua parte, preparando-se espiritualmente, mas também materialmente, pois um professor que se utiliza de princípios pedagógicos adequados, estará mais bem preparado para ser uma ferramenta afiada nas mãos de Deus. Despreparo material não é símbolo de espiritualidade e sim de negligência.

2.2.        Os alunos.

São aqueles que estão na sala de aula para aprenderem à matéria. Os alunos são os elementos de grande importância da Escola Bíblica Dominical. A Escola existe por causa deles.

2.3.        O assunto a ser estudado.

É todo o conteúdo a ser aprendido. É aquilo que deverá ser transmitido aos alunos.

2.4.        O método.

É a maneira através da qual o assunto será ensinado. É o caminho para atingir um alvo.

2.5.        O Professor.

É o responsável em conduzir o aluno ao aprendizado.

3.      FINALIDADE DOS MÉTODOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

É adaptar a lição ao aluno. Nunca ao contrário.


4.      O USO DOS MÉTODOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Uma aula apresentada normalmente deve ter uma combinação de dois ou três métodos, nunca um só. Jesus também ensinou usando métodos, mas, é preciso saber que os métodos somente não resolvem, é preciso que o professor tenha também uma vida no altar de Deus para que o ensino possa surtir o efeito desejado. Outra coisa importante sabermos é que não existe um “método padrão”, o melhor método de ensino é aquele que possa alcançar o aluno e atender as características individuais ou grupais de cada faixa etária.


5. A ESCOLHA E A COMBINAÇÃO DOS MÉTODOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

A escolha do método depende de vários fatores, tais como:

5.1.        O grupo de idade.

Cada grupo de idade tem suas características próprias, variando conforme seu desenvolvimento físico, mental, social e espiritual. Assim, os métodos devem estar em conformidade com o seu grupo de idade.

5.2.        O material que vai ser usado.

Temos hoje no mundo moderno os mais variados tipos de materiais que poderão ser utilizados no ensino.

5.3.        A habilidade do professor.

É preciso que o professor saiba utilizar bem os métodos, como também esteja bem preparado a fim alcançar o objetivo da lição.

5.4.        O tempo disponível.

No preparo e exposição da lição deve-se levar em conta o tempo que o professor terá a sua disposição.

5.5.        O tamanho do grupo.

Há, por exemplo, métodos que só dar para serem utilizados em uma classe pequena, outros em classe maior.

5.6.        As instalações de ensino da escola.

Não se deve jamais aplicar determinados tipos de métodos em ambiente que não ofereçam condições para isso.

Os métodos de ensino afetam os sentidos físicos, os quais são meios de comunicação da alma com o mundo exterior. É por meio desses sentidos que a alma explora o mundo em volta de si, bem como recebe suas impressões.

Na próxima semana estaremos fazendo a classificação dos métodos de ensino-aprendizagem e detalhando cada um deles.

Por Escriba Digital


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com.br/2014/07/metodologias-de-ensino-aprendizagem.html#.U-EcFeNdW-0

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