DINÂMICA DA LIÇÃO 05 - CUIDADO AO FALAR E A RELIGIÃO PURA

Dinâmica da Lição 05: 


O Cuidado ao Falar e a Religião Pura (Jovens e Adultos)




,
Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:

1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)

2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:

- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.

3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.

4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.

5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.

6– Para o desenvolvimento da lição apresentamos as seguintes sugestões:

- Fale que nesta aula, o tema a ser estudado será: O Cuidado ao Falar e a Religião Pura.
- Iniciem o estudo da lição mostrado pela Bíblia a grande importância do cristão está pronto para ouvir e ser tardio para falar.
- Depois, procure refletir sobre a verdade de que devemos ser praticantes da Palavra e não apenas ouvinte.

- Por último procure enfatizar que a verdadeira religião em Deus não consiste em ritual e regra humana, mas em vida de amor a Deus e ao nosso próximo.

- É importante que você trabalhe o assunto da lição tendo em conta o contexto em que o seu aluno(a) está inserido. Seguindo nossas dicas sua aula será baste produtiva. Para isto elaboramos duas dinâmicas: “O uso da língua” e “Teia de Relacionamentos Comunicativos”. Escolha uma delas.

Desejamos que esta aula traga grandes frutos para vida de seus alunos!


Dinâmica – O uso da Língua

Objetivo; Refletir sobre como  estamos usando a nossa língua.
Material

Cinco Recipientes (vasilhas) que estejam com as aparências bonitas, resto de lixo, pimenta, cebola inteira e cortada em pedaços, limão (um pode ser descascado) Balas doces.

Procedimento:

Em cada recipiente deverá ser colocado os seguintes itens:
. resto de lixo
. pimenta
. cebola inteira e cortada em pedaços
. limão (um pode ser descascado)
. balas doces

À medida que a você vai conversando com a turma, destacando cada um dos itens das recipientes, pode-se pedir aos alunos que venham ajudar, abrindo as vasilhas.

Mostre que as pessoas hoje estão muito preocupadas com a beleza e a higiene da boca. Isto é muito bom.

As mulheres passam batom e todos escovam os dentes, outros usam enxaguante bucal, chupam balas. Mas nem todo mundo está preocupado com aquilo que sai da boca.

Deus fez a nossa boca para que nós falemos coisas boas, palavras que abençoem as pessoas, que confortem que encorajem, que animem, mas nem sempre é assim.
 Vejam estas vasilhas(Mostre as vasilhas).

Tão bonitas por fora, mas vamos ver o que há dentro delas?

(Agora comece a mostrar o que tem em cada recipiente fazendo as devidas aplicações para cada um deles. A apresentação de cada recipiente vai depender da ordem como as pessoas escolherem, mas a vasilha com balas deverá ser a última).




LIXO - O lixo simboliza as palavras feias, mentiras, palavrões, em Efésios 4:29 lemos que nenhuma palavra suja deve sair da nossa boca (Leia com os alunos o texto bíblico).


PIMENTA - A pimenta simboliza as palavras picantes, fofocas, no
Salmo 141:3 o salmista pede que Deus coloque uma guarda na sua boca, e em Provérbios 11:9 lemos que a pessoa que não ama a Deus usa a boca para destruir, falar mal do outro (Leia com os alunos o texto bíblico).


CEBOLA - A cebola simboliza as palavras duras que ferem, machucam, que fazem os outros chorarem, em Tiago 3:10 lemos que da nossa boca devem sair palavras que abençoem e edifiquem (Leia com os alunos o texto bíblico).





LIMÃO - O limão é azedo, ele simboliza as palavras azedas, só reclamam, nada está bom, não consegue agradecer por nada, nem elogiar, só vê defeitos, em Filipenses 2:4 lemos que devemos fazer todas as coisas sem murmurações, reclamações (Leia com os alunos o texto bíblico).



BALAS - O bombom é doce, gostoso, assim deve ser a palavra que sai da nossa boca, em Efésios 4:29 lemos que a palavra que sai de nossa boca deve servir para edificação (Leia com os alunos o texto bíblico).





Conclua a dinâmica usando o método socrático (perguntas e respostas)
-Como foi que estas coisas entraram dentro dessas vazilhas?
Alguém as colocou aí.
A bíblia fala que a boca fala do que o nosso coração está cheio.    
-O que estamos colocando em nosso coração?
-O que estamos lendo, vendo, o que estamos ouvindo?
-Vamos pedir a Deus que nos ajude a só colocarmos coisas boas dentro do nosso coração?
Há pessoas que devem, inclusive, pedir a Deus por um coração novo, pois este que tem já está muito sujo.

Fonte: Manual Prático Para o Culto Infantil
Autores: Rawderson Rangel e Manoel Xavier.
Adaptação da dinâmica: Escriba Digital

Dinâmica: Teia de Relacionamentos Comunicativos

Objetivo: Mostrar a importância do saber ouvir nos relacionamentos interpessoais.

Material: Rolo de cordão ou um Novelo de Lã

Procedimento: Forme uma roda com sua turma, todos em pé. O professor não deve participar da roda.

Uma pessoa inicia a brincadeira segurando uma ponta do cordão/novelo de lã. Em seguida ela joga o rolo para alguém de sua escolha e fala “uma qualidade/característica marcante da pessoa”, após isso, fala também o nome de algo que goste muito, para todos ouvirem. A pessoa que recebe faz a mesma coisa: segura a parte recebida do cordão e joga o rolo do cordão para outro aluno, fala uma qualidade da pessoa e fala também o nome de algo que goste muito, essa pessoa também passa o cordão para outra, e assim vai, sucessivamente até todos participarem.

Quando todos tiverem participado, terá formado uma grande teia com o cordão.

Quando todos tiverem recebido o cordão, o professor deve explicar que a comunicação é uma das mais importantes necessidades humana depois da sobrevivência física. O homem é um ser social e necessita da comunicação do mesmo modo que o corpo requer água e alimento para um bom funcionamento. Quando nos comunicamos bem, de maneira sóbria, eficaz, e edificante formamos amigos, companheiro e bons relacionamentos. Ficamos interligados como a teia formada. Por isso a importância de termos muito cuidado com o que estamos falando.

Após a explicação o professor pede para que os alunos façam a segunda parte da dinâmica:

O último aluno que recebeu o cordão tem que devolvê-lo e repetir o nome daquilo que seu amigo gosta muito. Todos tem que repetir o procedimento, até chegar em quem iniciou a brincadeira.

Agora faça uma breve exposição sobre a importância do saber ouvir. Diga que:
Saber ouvir é ter a capacidade de esvaziar-se de seus preconceitos, esvaziar-se de você por alguns instantes e realmente perceber, sentir o que é o outro, é ter a capacidade de se colocar no lugar do outro de maneira empática e compreender com o coração, é ter a capacidade de respeitar as lágrimas que vemos e aquelas que não vemos rolar, mas estão estampadas na face e foram engolidas à seco por aquele que nos fala. Saber ouvir é um ato de amor, de entrega, de carinho e cuidado com os sentimentos daquela pessoa, com aquele ser humano o qual está expressando-se e nos escolheu naquele momento para compartilhar sua fala.

Mostre que as pessoas precisam de atenção e de ser ouvidas. Isso é muitas vezes mais importante do que falar.

Autor: desconhecido
Adaptação da dinâmica: Escriba Digital


Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2014/07/dinamica-da-licao-05-o-cuidado-ao falar.html#ixzz38vcYMpVf
Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com.br/2014/07/dinamica-da-licao-05-o-cuidado-ao-falar.html#.U9iII5RdW-0

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LANÇA O TEU PÃO SOBRE AS ÁGUAS

"OS 5 TIPOS DE FILHOS QUE POSSUEM NA BÍBLIA"

AS DEZ BEM-AVENTURANÇAS DO ALUNO DA ESCOLA DOMINICAL