CINCO VOTOS PARA OBTER PODER ESPIRITUAL




Semana passada meu pai me recomendou a leitura de um pequeno livro que ele estava lendo. Trata-se de uma obra de Aiden Wilson Tozer, pastor americano da primeira metade do séc. XX. O título é Cinco votos para obter poder espiritual, e foi publicado no Brasil pela Editora dos Clássicos, como parte da série Verdades que Transformam.




Confesso que tive um breve momento de resistência em ler um livro que vincula “votos” a expressão “poder espiritual”, me pareceu um pouco de legalismo. Quando li o prefácio, escrito por Gérson Lima em 2004, achei interessante perceber que ele também teve a mesma resistência inicial. Ele contou como encontrou a obra pela primeira vez ainda no início dos anos 90, em uma estante empoeirada e esquecida de uma livraria em Londrina, e como desde então estava ávido a trazê-la ao grande público. Segundo ele, o objetivo da Editora dos Clássicos é exatamente publicar pérolas pouco conhecidas. Após a leitura do livro, inegavelmente concordei com ele que trata-se de uma joia, de fato uma verdade que transforma.




O livro publicado por aqui é dividido em três partes. A primeira trata-se do texto do título propriamente dito. Como é um texto muito breve e inviabilizaria sua publicação sozinho, foi anexado outro texto do próprio Tozer, A vida cheia do Espírito, e outra preciosidade de apenas quatro páginas e de autor desconhecido, de título O chamado do alto. Pensaremos aqui somente sobre o primeiro texto.

Os votos são:

1) trate seriamente com o pecado;
2) não seja dono de coisa alguma;
3) nunca se defenda;
4) nunca passe adiante algo que prejudique alguém; e
5) nunca aceite qualquer glória.




A ideia de voto de Tozer nada mais é do que nos confrontar com algumas verdades bíblicas de maneira simples, sem rodeios filosóficos. Ele nos mostra como muitas vezes tomamos posicionamentos firmes com a mente, mas que logo os relativizamos na prática e passamos ao auto engano. As considerações feitas em cada voto são feitas à luz da Bíblia e de situações cotidianas, demonstrando como a fé e o comprometimento do cristão em viver e ser canal da Graça fazem com que o cumprimento desses votos seja possível. Mais do que em poder espiritual, penso na nossa libertação de vícios que desagradam a Deus e atrapalham o nosso relacionamento com Ele.




Resumindo: livro recomendadíssimo!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LANÇA O TEU PÃO SOBRE AS ÁGUAS

"OS 5 TIPOS DE FILHOS QUE POSSUEM NA BÍBLIA"

AS DEZ BEM-AVENTURANÇAS DO ALUNO DA ESCOLA DOMINICAL