A ESCOLA DOMINICAL NO BRASIL





A Escola Dominical teve seu início entre nós em 19 de agosto de 1855 na cidade de Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro. O fundador foi o missionário Robert Kalley e sua esposa, Dª Sarah Poulton Kalley, da Igreja Congregacional. Eram escoceses. Ele fora um médico ateu. Depois foi salvo sob circunstâncias especiais e, chamado por Deus, entregou-se à obra missionária. Na primeira reunião da Escola Dominical no Brasil, que teve lugar em Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro, na data acima, a frequência foi de cinco crianças... Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil. Desde então, o crescimento da Escola Dominical no Brasil tem sido maravilhoso.






Houve, sim, reuniões de Escola dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.






A.           Remontando ao passado, as primeiras reuniões de instrução bíblica no Brasil, do ponto de vista evangélico, ocorreram durante a permanência aqui, dos crentes calvinistas que desembaraçaram na Guanabara em 1557. Nessa ocasião realizaram o primeiro culto evangélico em terras do continente americano, em 10 de março do mesmo ano.


B.     A segunda fase de tais reuniões deu-se durante domínio holandês no Nordeste, a partir de 1630, por crentes da Igreja Reformada Holandesa, quando vários núcleos evangélicos foram estabelecidos naquela região. Na mesma época foram realizados cultos na Bahia, por ocasião da primeira invasão holandesa. Tudo isso cessou com o fim dos mencionados domínios (em 1650) e a feroz campanha de extinção movida pela Igreja Romana de então.


C.       Mas em 1855, a Escola Dominical veio para ficar. E ficou! e avançou como fogo em campo aberto, impelida pelo zelo de milhares de seus obreiros, inflamado pelo Espírito Santo!


Sim, desde então, vem a Escola Dominical crescendo sempre entre todas as denominações, e onde quer   que estas cheguem, a Escola Dominical é logo implantada, produzindo sem demora seus excelentes resultados na vida dos alunos, na igreja, no lar, na comunidade, e refletindo tudo isso na nação inteira.




Foi assim o começo da Escola dominical – começo de um dos mais poderosos avivamentos da história da Igreja.


D.       Lembremo-nos, a Escola Dominical nasceu como um movimento entre as crianças. Depois é que os adultos ingressaram. Lembremo-nos ainda que a ordem de Jesus “Ide a toda criatura”, inclui as crianças, que são pequenas criaturas.


E.         A posição de Jesus quanto à criança, Ele deixou-a bem clara: “no meio”, isto é, “no meio dos discípulos” (Mc 9.36); no meio portanto da Igreja. Noutras palavras: no centro de sua atenção, interesse e cuidado. Enquanto Jesus fez assim, em inúmeras igrejas hoje, a criança é ignorada ou fica por último. Aprendamos com Jesus. O plano divino no Antigo Testamento incluía também a criança (Dt 31. 12; Ne 12. 43).


 



F.      O Brasil defronta-se hoje com problemas espirituais, sociais e morais idênticos na Inglaterra, mormente no que tange a delinquência juvenil e desagregação da família. A solução cabal para esses males que tanto preocupam o governo e as autoridades em geral, está na regeneração espiritual preconizada na Palavra de Deus, através da Escola Dominical. A Igreja de Deus precisa, pois, explorar todo o potencial da Escola Dominical, como agência de ensino da Palavra de Deus e evangelização em geral.



 

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