A RESPONSABILIDADE SOCIAL DO CRISTÃO





Escola Dominical
Professora: Maria Valda


Aluna:
Rosinere Fernandes de Souza


Tema:

A RESPONSABILIDADE SOCIAL DO CRISTÃO






A RESPONSABILIDADE DO CRISTÃO EM GERAL 


Que o homem é responsável por seu próximo é claramente ensinado na Escritura. O que aparentemente não é óbvio a alguns cristãos é que esta responsabilidade se estende as responsabilidades sociais bem como as espirituais.


• Responsabilidade Para Com Outras Pessoas 
 Adão Recebeu a responsabilidade pela sua esposa, fato que está subentendido no fato do mandamento destinado para Adão e Eva juntos, ter sido dirigida para Adão somente (Gên. 2:16,17). Exemplos específicos daquilo que significa amor aos outros não faltam nem na vida nem nos ensinos de Cristo. As curas que Jesus fez dos mancos, dos leprosos e dos cegos, ilustram Sua própria solicitude, e sua história acerca do Bom Samaritano demonstra o amor que todos os homens devem ter para com os outros (Lc 10:30).


• A Responsabilidade Para Com a Pessoa Total –
 o homem é mais do que uma alma destinada para outro mundo; é também um corpo que vive neste mundo. A fim de amar ao homem conforme ele é – o homem total – é necessário ter uma solicitude acerca das suas necessidades sociais, bem como das suas necessidades espirituais. É miopia demonstrar preocupação somente com as dimensões espirituais da vida, os corpos que estão morrendo de fome dificilmente ficarão impressionados com a mensagem do pão da vida, se nos lhe recusamos o alimento para esta vida.

As Responsabilidades Sociais Específicas do Cristão

• Responsabilidades Pelos Seus

1. Prover Para Si Mesmo – o modo apropriado de amar a si mesmo é prover as necessidades básicas para sua própria existência. A Bíblia nos mostra a preocupação de Paulo em não ser pesado a ninguém, por isso trabalhava dia e noite (2 Ts 3:7,8). Destarte, uma das coisas mais importantes que cada homem capaz pode fazer em prol dos outros, é ganhar a sua própria vida.


2. Provendo Para Sua Família – Existindo em sua família aqueles que não são capazes de prover para si mesmos (órfãos, viúvas, crianças, dependentes) é sua responsabilidade social prover por elas. (1 Tm 5:8)


3. Provendo Para Seus Irmãos Crentes A Bíblia é clara quanto à responsabilidade social pelos irmãos na fé, ressaltamos aqui a ênfase de Tiago sobre este aspecto: “Se um irmão ou irmã estiverem carecidos de roupa, e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre voz lhes disser: ‘ide em paz, aquecei-vos, e fartai-vos’, sem, contudo, lhe dardes o necessário para o corpo, qual é o proveito disso?” (Tg 2:15, 16)


• A Responsabilidade Social Para com Todos os Homens

1. A Responsabilidade Social Pelos Pobres – A bíblia ensina que é moralmente errado explorar os pobres, e moralmente certo ajudar os pobres. Quer sua necessidade seja o alimento, roupas, ou abrigo, o crente é moralmente obrigado a ajudar a satisfazê-la.

2. A Responsabilidade Social Às Viúvas E Órfãos – A obrigação que os cristãos têm para com as viúvas e os órfãos pode ser aplicada, por extensão, a outras pessoas necessitadas tais como as deficientes, as desabrigadas, e as indefesas. O princípio da responsabilidade social é que há uma obrigação para ajudar os outros que não podem ajudar a si mesma.

3. A Responsabilidade Social aos Escravos e Oprimidos – numa palavra, a obrigação do cristão aos escravos é ajudar a liberta-los dos seus opressores, políticos, econômicos, ou de outros tipos.

4. A Responsabilidade Social aos Soberanos e Governantes – é um dever tríplice: deve obedecer-lhes, honra-los e pagar impostos.

5. A Responsabilidade Para Promover a Paz e a Moralidade – os cristãos estão encarregados com uma responsabilidade especial diante de todos os homens “antes de tudo, pois,” escreveu o apostolo, “exorto que se use a pratica de suplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens… para que vivamos uma vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito. O cristão, pois, deve fazer tudo quanto puder para ser um embaixador da paz na sociedade. Seja qual for o papel mediador que desempenhar para unir os homens, seja por intercessão à Deus, seja por negociações com os homens, o cristão deve levar esta obra adiante.

A Bíblia ensina que o cristão tem uma responsabilidade social para dar aos pobres, ajudar às viúvas e aos órfãos, trabalhar em prol da soltura dos escravos e de outros povos oprimidos, obedecer aos soberanos debaixo de Deus, e promover paz e a moralidade sempre quando puder. A responsabilidade social do cristão começa com sua própria família e se estende a todos os homens, e deve ser medida de acordo com seus recursos. Isto, pois, é o que o cristão deve fazer, mas, como e porque o cristão deve exercer essas responsabilidades sociais?


O MOTIVO E O MÉTODO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL DO CRISTÃO

Os Motivos Para a Pratica do Bem Social

1. A Benevolência Social é um Bom Testemunho de Cristo
2. Aquilo que é feito para os necessitados é feito a Cristo
3. O Bem social pode ajudar a ganhar almas
4. Fazendo o bem por amor a Ele Mesmo.


• O Método Para Fazer o Bem Social

O Problema não é saber o que fazer e porque fazer, mas sim, saber como melhor faze-lo.

1. Ajudando os Outros a Ajudarem a Si Mesmos
2. Ajudando os Outros a Não danificar a Si Mesmos
3. Ajudando os Seus a Ajudar aos Outros


A Responsabilidade Social e a Ética Hierárquica 

Quem é o Meu Próximo? (Lc. 10:29)

A Bíblia ensina que a pessoa deve amar seus próximos e todos os homens. E isto subentende que a pessoa deve amar de tal maneira que beneficie o maior número de homens possível, não somente seus vizinhos imediatos. Diz-se aqui a mesma coisa que é expressa pelo princípio hierárquico de que o amor por muitas pessoas é mais valioso do que o amor a apenas uma. Quando o amor é distribuído desta maneira entre o maior número possível de homens, a norma do amor fica sendo uma ética social construtiva, contagiando pessoas a praticar o bem ao próximo.


Trabalho Preparado pela Aluna: Rosinere Fernandes de Souza


 

Comentários

Unknown disse…
Parabéns Rosi seu trabalho está ótimo!

Postagens mais visitadas deste blog

LANÇA O TEU PÃO SOBRE AS ÁGUAS

"OS 5 TIPOS DE FILHOS QUE POSSUEM NA BÍBLIA"

AS DEZ BEM-AVENTURANÇAS DO ALUNO DA ESCOLA DOMINICAL