BEM VINDO A TODOS!

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

A POMBA, A OLIVEIRA E A REDENÇÃO.





"E a pomba voltou a ele a tarde: e eis arrancada uma folha de oliveira no seu bico; e conheceu Noé que as águas tinham minguado sobre a terra" Gn 8:11.

Há muitos séculos a oliveira é utilizada como símbolo da paz, imperadores romanos já se valiam da planta para divulgarem um reino: Próspero, pacífico e abundante.

Atenas tem a oliveira como árvore protetora da cidade, tudo porque uma lenda conta que na disputa de "deuses" para dar nome à cidade, a "deusa" Atenas, presenteou-a com oliveiras e seu produto nobre; o azeite. Não tendo ninguém conseguido superar o seu feito, a cidade ficou sendo chamada Atenas.

Também foi em Atenas que surgiu a tradição de presentear atletas vencedores com coroas de oliveiras. Os ramos de oliveiras eram recolhidos com facas de ouro. Não existiam as medalhas olímpicas, sendo as coroas o prêmio máximo concedido aos ganhadores.




Até hoje, essa tradição permanece e em qualquer nação ou modalidade desportiva, atletas recebem coroas de oliveiras como prêmio.

Enfim, a oliveira e seu produto, o azeite, considerado "fonte de ouro" pelos extrativistas, sempre estiveram ligados a paz e vitórias.


A POMBA COMO SÍMBOLO DA PAZ



A primeira vez que a pomba e a oliveira aparecem juntas é no livro de Gênesis, um símbolo que tem sido utilizado secularmente para representar a paz universal.

O partido socialista soviético utilizou-o como campanha de convocação a "paz universal". A pedido de Stalin, o grande pintor Picasso, reproduziu a pomba com o ramo de oliveira. A imagem, reproduzida pelo artista, percorreu o mundo.


A POMBA, A OLIVEIRA E A REDENÇÃO



 


A pomba, em Gênesis simboliza o Espírito Santo, tal qual no Evangelho de João 1:32, quando ela desce sobre Jesus, na ocasião de seu batismo. O ramo de Oliveira, simboliza a própria Oliveira que É Cristo Jesus. A aparição da pomba com o ramo de Oliveira no bico significa a Redenção da humanidade através de Cristo Jesus. Deus, não mais destruiria os homens desobedientes, mas, lhes daria uma oportunidade de recomeçarem uma nova vida. A pomba e a Oliveira seriam vitais nesse renascimento.

O simbolismo secular, as invenções humanas, os clamores pela paz, as vitórias conquistadas coroadas de glória, os prósperos impérios, as ricas cidades, nada disso é válido se não estiver ligado a Verdadeira Oliveira. Tudo passa, apenas permanece o Eterno Reino da Justiça. É através D'Ele que se conhece a Verdadeira Paz. 

Aquele que recebe a Oliveira, trazida pelo Espírito Santo não mais seria destruído:
"Porque a lei do Espírito de vida em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte" Rm 8:2.

Fontes:
www.azeite.com
www.aliberdadedeescrita.com.br
Bíblia sagrada, Almeida J.F, SBTB.

Nenhum comentário: