“O LEGADO DE ELIAS”








LIÇÃO 8

ADMEP – ASSEMBLEIA DE DEUS – MINISTÉRIO ESTUDANDO A PALAVRA

EBD - ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ


TEMA:O LEGADO DE ELIAS

24 de Fevereiro de 2013


TEXTO ÁUREO

“E disse Josafá: Não há aqui algum profeta do Senhor, para que consultemos ao Senhor por el? Então, respondeu um dos servos do rei de Israel e disse: Aqui está Eliseu, filho de Safate, que deitava água sobre as mãos de Elias”

(2 Reis 3. 11)


VERDADE PRÁTICA

Através do ministério de Eliseu aprendemos que os grandes homens foram aqueles que aprenderam a servir.

Leitura Bíblica em Classe:

I Reis 19. 16, 17, 18 - 21



Introdução: - Amado (a) professor (a) nesta lição você falará de um grande exemplo de homem de Deus e de ensinador, que soube conduzir seu discípulo no correto aprendizado.


 “Quando um Homem de Deus Morre”, a afirmação feita aqui ocorre quando a pessoa deixa um legado e se ele for homem ou mulher de Deus, isso ocorrerá sempre.


O ministério profético foi um dos grandes legados de Elias, e houve continuação na pessoa de Elizeu.

 “Escolha de seu sucessor”, Elias ao ser orientado pelo Senhor, rapidamente fez como o Senhor dissera. Muitos ministros hoje em dia, são centralizadores, não preparam sucessores, pois tem medo de serem superados por obreiros capazes e mais dedicados.


I.          O LONGO PERCURSO DE ELIAS

1.    Uma Volta às Origens.

O monte Sinai era conhecido também na época de Moisés como o monte de Deus. É na verdade uma cadeia de montanhas e uma delas é o Horebe.

2. Uma Revelação Transformadora

“Próprio Senhor Trata de Dialogar”, existem situações em que o tratamento é diretamente do Senhor.

“vendo as coisas distorcidas”, relembre aos alunos que a visão distorcida de Elias é expressa na própria afirmação dele, de que só ele havia ficado dos profetas do Senhor.

“Quem Era? Ninguém Sabe,”, ensine aos alunos que ainda hoje o Senhor tem muitos adoradores ocultos e fies, e de vez em quando, o Senhor levanta um desses adores e os faz profetas melhores do que alguns pastores que existem por aí.

“Ninguém é Insubstituível” - infelizmente muitos irmãos pensam que são insubstituíveis, e se esforçam para não expressar isso em palavras, mas as suas atitudes mostram que ele pensa assim.


II.          ELIAS NA CASA DE ELISEU

1.  A Exclusividade da Chamada.

“vocação” é um termo derivado do verbo no latim "vocare" que significa "chamar". A vocação é uma inclinação para exercer uma determinada profissão ou um talento (aptidão natural) para executar algo.   

“pessoas que são ocupadas”, não é necessariamente uma regra, pode se dizer o seguinte, Deus chama pessoas para o trabalho na Sua casa, por isso não chama preguiçosos. Lembre o seguinte: Deus chama a todos para a salvação, mas para obras específicas como a de Elizeu, o Senhor chama os que gostam de colocar a mão no arado.

“não pode olhar para trás”, quando Elizeu sacrificou os bois e destruiu os aparelhos, ele estava eliminando todo o vínculo com a sua vida secular. Muitos crentes estão na casa de Deus, mas não se desvincularam de pecados, amizades profanas ou coisas que conduzem ao erro, que eles tinham no passado.

2.       A Autoridade da Chamada.

Se a Unção Não o Acompanha, muitas pessoas desejam alcançar posições elevadas na obra de Deus, mas não tem a unção para tal cargo.

 “Hoje há Muita Titulação, criaram-se muitos cargos nas igrejas, alguns são necessários, outros, porém, foram instituídos com o objetivo de sustentar o ego de alguns líderes.  


III.     ELIAS E O DISCIPULADO DE ELISEU

1.      As Virtudes de Eliseu

Demonstrou Perseverança, o Senhor não se escolhe os acomodados, Eliseu não era um acomodado por isso ele foi escolhido pelo Senhor para substituir o profeta Elias.

“Não Teria Sido o Homem de Deus que Foi!”, parecia uma escolha simples, permanecer junto a Elias, mas essa escolha lhe trouxe uma grande recompensa. Às vezes nos deparamos com escolhas assim, onde a fé nos convida a sermos perseverante, mas o cansaço físico nos estimula a abandonar. Muitos abandonaram missões dadas pelo Senhor e perderam grandes oportunidades, outros perseveraram, passaram apertos, mas no final foram vitoriosos.

Quando Viu, havia uma proposta de Elias para o cumprimento de pedido de Eliseu, veja:

“E disse: Coisa difícil pediste; se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará, porém, se não, não se fará.” [2 Reis 2:10].

Se Eliseu visse Elias sendo tomado, então seu pedido seria atendido. Daí em diante Eliseu não tirou os olhos de seu mestre.
- Ensine aos alunos que quem quiser ter a unção multiplicada jamais deve tirar os olhos do Mestre Jesus.

2.      A Nobreza de um Pedido.

Deus Agradou-se do Pedido, Eliseu pediu algo espiritual por isso agradou ao Senhor. Por outro lado o pedido de Eliseu parece mostrar a intenção de continuar a obra que Deus colocou em sua mão, pois ele sabia perfeitamente que fora chamado para substituir Elias, e assim como Salomão temeu a grande responsabilidade em assumir o reino, pedindo sabedoria, Eliseu temeu a responsabilidade em assumir o posto de profeta comissionado e pedi unção dobrada.

Com certeza se Eliseu tivesse pedido poção dobrada para mostrar que era melhor do que Elias, o Senhor o teria rejeitado.

Aquilo que é Medíocre, medíocre é aquilo que está na média, não é de médio valor, não está entre os melhores, muitos irmãos não usam todo seu potencial. Aqui se refere às pessoas que pedem ao Senhor aquilo que não melhora a obra do Senhor, aquilo que não levantam o ministério. Muitos irmãos na posição de Eliseu teriam pedido casa, carro, promoção no trabalho, etc.  

IV.          O LEGADO DE ELIAS

1.    Espiritual.

“Exemplo de Piedade e Serviço”, piedade é a obediência e o valor que se dá às coisas de Deus. Elias deixou esse bom exemplo ao tomar atitudes simples, e sendo observado pelo seu aluno, foi criando nele um desejo de fazer o mesmo e de como fazer o certo.

Da mesma forma o exemplo de serviço, por não basta só saber o que temos que fazer, é preciso fazer. Atualmente encontramos irmãos que não se dedicam em serviço na obra do Senhor. Estamos em um tempo de muita falação e pouca ação.

Foi Influenciado por Ele, ensine aos alunos que as nossas ações sempre servirão de exemplo. Alguém sempre estará nos observando.

Se a classe for de adultos comente que os nossos filhos nos observam, os novos convertidos nos observam o que fazemos ficará como lembrança. Será que estamos influenciando bem os irmãos mais jovens?

Se a classe for de jovens, mostre no que Eliseu se tornou ao andar com Elias, ensine aos alunos que eles serão influenciados pelo tipo de companhia que eles tiverem. Tem ainda o exemplo de Josué. Pergunte: Que tipo de influencia você tem recebido?

2.  Moral.

Autoridade Moral, é a autoridade de quem tem atitudes morais corretas, essa tem sido uma outra grande crítica que o povo de Deus tem sofrido. Muitos crentes que são uma benção na oração, nas línguas estranhas, vão a todos os cultos, mas fogem dos cobradores, firma acordos e não cumprem, acham valores em dinheiro e não se esforçam em devolver; acham aparelhos celulares e tiram o chip para possuírem o aparelho; participam do gato de energia juntamente com os ímpios e dão um mau testemunho no local de trabalho e na escola. Alguns não crentes jamais aceitarão a Jesus pela má conduta de alguns crentes.    


CONCLUSÃO


Essa lição fala daquilo que Elias deixou para Eliseu, de seu legado, comente ou pergunte aos alunos. O que deixaremos como legado para nossos filhos, nossos jovens e nossos novos convertidos? Temos sido homens e mulheres de fé como Elias? Temos sido homens de moral como ele?

Pegue bem nessa parte da questão moral, pois tem sido um dos grandes problemas do povo de Deus no século XXI, e essa problemática se observa com mais intensidade no meio pentecostal e Neo Pentecostal, não estou aqui para puxar a sardinha pra ninguém. A verdade é que importa.   

Boa Aula!

Marcos André - Professor

Fonte: http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LANÇA O TEU PÃO SOBRE AS ÁGUAS

"OS 5 TIPOS DE FILHOS QUE POSSUEM NA BÍBLIA"

AS DEZ BEM-AVENTURANÇAS DO ALUNO DA ESCOLA DOMINICAL