A LONGA SECA SOBRE ISRAEL






ADMEP – ASSEMBLEIA DE DEUS – MINISTÉRIO ESTUDANDO A PALAVRA

EBD - ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ



A LONGA SECA SOBRE ISRAEL
20 de Janeiro de 2013


TEXTO ÁUREO

“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”. [2 Cr 7. 14].

VERDADE PRÁTICA

A longa seca sobre Israel teve como objetivo disciplinar e demonstrar a soberania divina sobre os homens.


Leitura Bíblica em Classe:
I Reis 18. 1 – 8

Introdução: - Três anos após Elias deixar Israel e três anos e meio depois do início da seca [Lc 4. 25], o profeta recebeu ordem de se apresentar a Acabe, o que, em termos humanos, representava um sério risco. A fome era tão extrema que Acabe e seu mordomo, Obadias [não o profeta que escreveu o livro de Obadias], saíram pela terra à procura de erva para os animais. O texto informa que Obadias salvara cem profetas do Senhor quando Jezabel assassinou alguns dos servos de Deus e perseguiu outros.

§  Definição da Palavra Disciplina: - Instrução ou treinamento por palavra e ação.

§  Disciplinar – Ainda significa: “correção”, “disciplina”. Esta palavra, na língua original, é reservada tão somente para descrever a punição que Deus impõe para ensinar e corrigir seu povo. A raiz desta palavra indica: “pronunciar sentença”, “arbitrar”.


COMPARATIVO ENTRE CASTIGO E DISCIPLINA

Castigo
Disciplina
Propósito
Infligir punição por uma ofensa
Instruir para correção e maturidade
Foco
Ações erradas passadas
Futuras ações corretas
Atitude
Hostilidade e ira por parte de quem aplica o castigo
Amor e preocupação por parte de quem aplica a disciplina
Emoção resultante
Medo, culpa e rancor
Segurança

O PROPÓSITO DA DISCIPLINA:

ü   Dar sabedoria [Pv. 29: 15 e Ef 6:4];
ü   Evitar que os pais sejam envergonhados [Pv. 29:15];
ü   Evitar ir para o inferno [Pv 23: 13-14];
ü   Evitar uma vida infeliz [Pv. 19:18].

I.        O PORQUÊ DA SECA: - O Culto ao Senhor foi substituído pela adoração a Baal e Aserá, principais divindades dos sidônios [I Rs 16. 30 – 33]. A consequência desse ato foi uma total decadência moral e espiritual e o resultado foi Deus disciplinar a Nação Israel.

1.            Disciplinar a Nação – Para corrigir o coração dividido do povo que não mais mantinha fidelidade ao Deus de Israel. [I Rs 18. 21].

2.            Revelar a Divindade Verdadeira - Deus não precisa provar nada para ser Deus, mas os homens costumam responder favoravelmente quando suas razões são convencidas pelas evidencias.


II.        OS EFEITOS DA SECA – Toda a ação tem uma reação, e Deus mostrou isto.

1.            Escassez e Fome – Esta foi para dar a Acabe a oportunidade de se arrepender. Ele era a causa do castigo nacional da fome. Se ele se arrependesse, a chuva viria. O texto afirma que “a fome era extrema em Samaria” [I Rs 18. 2].

2.            Endurecimento ou Arrependimento – Quem resiste à ação divina acaba por ficar endurecido! Ex: de Faraó, na época da saída do povo de Israel do Egito [Êx 9. 7]; Ex: do rei da Assíria na época do profeta Jonas [Jn 3. 6]. Jezabel e Acabe não responderam favorável; mas o povo respondeu dizendo: “Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!” [I Rs 18. 39]. Veja a advertência do Novo testamento [ Hb 3. 7, 8].

III.        A PROVISÃO DIVINA NA SECA – Deus mandou provisão para os em duas perspectivas: pessoal, ao profeta Elias e coletiva, aos cem outros profetas.

1.            A Provisão Pessoal – Embora houvesse uma escassez generalizada em Israel, Deus cuidou de Elias de uma forma especial que nada veio lhe faltar [I Rs 17. 1 – 7]: “E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem”. Depois Deus lhe manda ir a Sarepta, onde foi sustendo por uma viúva [I Rs 8 – 16].

2.            Provisão Coletiva – Deus usou Obadias para providenciar pão e água para cem profetas [I Rs 18; 4]; [de onde vinha a água?]; e os sete mil profetas que Deus escondeu e cuidou [I Rs 19. 18]. Deus cuida de seus servos e sempre lhes provê o pão diário.

IV.      AS LIÇÕES DEIXADAS PELA SECA – A estiagem em Israel deixou duas grandes lições: A primeira é que Deus é majestoso e soberano. A segunda, de igual forma é bem clara: que o pecado cobra a sua conta.

Deus é Soberania sobre todas as situações, sejam físicas, espirituais, materiais ou até climáticas. Ele estar acima de todas as circunstancias favoráveis ou não! – E ainda: Fica, pois a lição que até mesmo em uma escassez violenta a graça de Deus revela-se de forma maravilhosa.

Conclusão: - A longa seca sobre o reino do Norte agiu como um instrumento de juízo e disciplina. Embora o coração do rei não tenha dado uma resposta favorável ao chamamento divino, os propósitos do Senhor foram alcançados. O povo voltou para Deus e o perigo de uma apostasia total foi afastado.

                                                                      
                                                            Professora, Maria Valda.

LEMA:
 “Dá instrução ao SÁBIO, e ele se fará mais SÁBIO; ensina ao JUSTO, e ele crescerá em ENTENDIMENTO”. (Provérbios 9. 9).

Não Falta a Próxima Aula!  - Sua falta entristece o nosso coração!
Próxima Aula: O Professor será - Luiz Afonso

DEC Departamento de Educação Cristã
Superintendência.

Comentários

Unknown disse…
Leiam!!!! essa aula foi 10! o que mais gostei foi o quadro comparativo castigo x disciplina. muito bom!!!!
pode ser bobo ou simples mas para mim faz e fez diferença é o resultado daquilo que eu plantei e isso comprovou que estou no caminho certo amém!!!

Postagens mais visitadas deste blog

LANÇA O TEU PÃO SOBRE AS ÁGUAS

"OS 5 TIPOS DE FILHOS QUE POSSUEM NA BÍBLIA"

AS DEZ BEM-AVENTURANÇAS DO ALUNO DA ESCOLA DOMINICAL